SEJAM BEM VINDOS!

Este é um blog para contemplarmos e trocarmos informações sobre o povo cigano!

OColetivo CIGA-NOS!


Um encontro entre pessoas. Teatro, Sombras e Circo: uma identificação com a cultura cigana... Um desejo de contar estórias e desvendar os preconceitos da história. Artistas/pesquisadores com os pés no limiar entre teoria e prática. Artistas que lutam por uma arte colaborativa no processo de criação. Uma troupe intercultural com swing brasileiro, uma maneira mambembe de teatralidade. O teatro performativo como meta, assim somos: CIGA-NOS!


Sintam-se a vontade para dialogar, discutir, enviar informações e artigos a respeito desta etnia que vive no mundo inteiro!

E viva o dia 24 DE MAIO!
Data escolhida para festejar o Povo Cigano no Brasil!

22 de julho de 2009

Calendário Cigano!


Com o objetivo de divulgar a Cultura Cigana para a sociedade brasileira, foi desenvolvido pela comunidade cigana, com apoio da SID/MinC, o calendário com as datas das celebração ciganas.
Este calendário foi apresentado dia 21/6/2006, na matéria “Calendário Cigano 2006”, publicada pela Comunicação MinC.
Aqui estão os principais eventos e datas comemorativos para a comunidade cigana brasileira:
  • 24 de Maio - Dia Nacional dos Ciganos.
Foi instituído no dia 25 de maio de2006 pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
  • 24 de Maio - Festa Oficial de Santa Sara Kali no Brasil - Parque Garota de Ipanema / Arpoador - RJ.
É uma homenagem à Santa Sara Kali, com vários eventos para estimular a solidariedade e a confraternização entre ospovos. Neste quinto ano de festa foi promovida a 1ª Romaria no Brasil de Santa Sara Kali, sendo que o percurso foi da Rua Francisco Otaviano até a entrada principal do Parque Garota de Ipanema;
  • 12 de Outubro - Dia de Nossa Senhora Aparecida - Padroeira dos Ciganos do Brasil;
  • 23 de Setembro - Dia do Cigano no Paraná (Lei Estadual)
Instituído em 14 de junho de 2000 pelo então Governador do estado do Paraná;
  • 11 a 14 de Julho - Assembléia Nacional da Pastoral dos Nômades - Caxias do Sul / RS.
  • 24 de todos os meses - Corrente de Santa Sara Kali no Brasil -
Corrente de oração a Santa Sara Kali, aberta a todas as etnias e religiões, que ocorre mensalmente, ao dia 24, no Parque Garota de Ipanema, Posto 7, Arpoador, Rio de Janeiro. As orações e celebrações têm início as 16 horas.

  • Dia Nacional do Cigano- 2007
Foi comemorado dia 24 de maio de 2007 o Dia Nacional do Cigano, celebrado pela primeira vez na história do país. A solenidade contou com a presença de 81 ciganos de todos os estados brasileiros, de autoridades do Governo Federal e de representantes de várias entidades.

“ O Brasil é o primeiro país do mundo a ter uma data oficial em homenagem aos ciganos. À exceção do Japão, há representantes da etnia em todos os países do mundo.“É o povo mais globalizado do planeta. Mas do ponto de vista cultural, não econômico. No mundo inteiro comemos a mesma coisas, dançamos e cantamos a mesma música”, acrescentou Iovanovich

Neste dia também foi divulgado: . o 1º Prêmio Culturas Ciganas, no valor total de R$ 200 mil (para 20 projetos que se destacarem na valorização da cultura cigana); . lançado o carimbo e o selo cigano, por parte das Empresas Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT); . anunciada a Cartilha de Direitos da Etnia Cigana; . e entregue o Relatório do Grupo de Trabalho para as Culturas Ciganas (GT).

“Quero tentar algo junto ao Ministério da Cultura. Temos de resgatar a tradição, minha etnia está acabando. Estamos perdendo até a auto-estima; os ciganos se escondem e mudam de casa por medo do preconceito”. O carioca Mio Vacite, 65 anos, também descendente de iugoslavos e líder de um grupo de música típica (*5) “A criação do Dia Nacional dos Ciganos pode ser um “divisor de águas”, abrindo caminho para a superação de problemas como o preconceito e a falta de acesso a políticas públicas” afirma Iovanovich

O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 25 de maio de 2006 por meio de decreto assinado pelo presidente que reconheceu a importância da contribuição da etnia cigana no processo de formação da história e da identidade cultural brasileira. A data de 24 de maio é muito importante no calendário cigano: é o dia dedicado à Santa Sara Kali, a padroeira universal dos povos ciganos. No Rio de Janeiro, por exemplo, no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, já é tradicional a festa organizada pela coordenadora da Fundação Santa Sara Kali, a cigana Mirian Stanescon.

Informações retiradas do site: Fatorbrasis

Um comentário:

  1. Estive na festa dedicada à Santa Sara Kali,no Rio de Janeiro, no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador,amei!!
    Foi uma experiência maravilhosa!!
    Recomendo muitíssimo ^_^

    ResponderExcluir