SEJAM BEM VINDOS!

Este é um blog para contemplarmos e trocarmos informações sobre o povo cigano!

OColetivo CIGA-NOS!


Um encontro entre pessoas. Teatro, Sombras e Circo: uma identificação com a cultura cigana... Um desejo de contar estórias e desvendar os preconceitos da história. Artistas/pesquisadores com os pés no limiar entre teoria e prática. Artistas que lutam por uma arte colaborativa no processo de criação. Uma troupe intercultural com swing brasileiro, uma maneira mambembe de teatralidade. O teatro performativo como meta, assim somos: CIGA-NOS!


Sintam-se a vontade para dialogar, discutir, enviar informações e artigos a respeito desta etnia que vive no mundo inteiro!

E viva o dia 24 DE MAIO!
Data escolhida para festejar o Povo Cigano no Brasil!

23 de setembro de 2009

CIGANOS NA BEIRA-MAR DE FLORIANÓPOLIS/SC

Optchá!

Algumas notícias sobre a estadia de ciganos aqui em Florianópolis! Leiam e por favor fiquem a vontade para falar sobre o assunto

MATÉRIA SITE UFSC: Ciganos na Beira-Mar

Por Laryssa D'Alama e Nayara D'Alama

Um acampamento cigano montado na avenida Beira-mar Norte em Florianópolis tem chamado a atenção de quem passa no local. O grupo, formado por três famílias, chegou ontem (20/09) na Ponta do Coral e já foi confundido como sendo uma manifestação contra o governo. Os ciganos afirmam que este é um acampamento comum e que não estão no local para fazer reinvidicações, mas não deixam de lutar por igualdade e pelo fim do preconceito.

Os ciganos têm o costume de mudar o lugar de seus acampamentos de tempos em tempos. Antes de virem para a Beira-Mar o grupo estava no bairro do Rio Vermelho. "Já passamos por vários lugares, até para o Paraguai eu já fui", conta Rosemari Carvalho, integrante do grupo. A família, pertencente à etnia Kalon, tem três crianças: Rafael, Tainá e Tainan. Os dois últimos ainda não estão em fase escolar, mas Rafael, de oito anos, sim. "Estivemos um tempo em Blumenau, onde ele adorava a professora. Agora vou tentar matriculá-lo numa escola aqui perto", conta Rosemari.

O acampamento dispõe de equipamentos como fogão, geladeira, televisão e DVD, mas por enquanto não há eletricidade no lugar. O grupo está buscando água na casa de um pescador que mora na região e para se sustentar, eles vendem colchas, cobertores e ervas medicinais adquiridas em São Paulo.

Também está acampado no local Rogério da Silva, líder da comunidade cigana de Florianópolis. Rogério também faz parte da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para promover a Igualdade Racial de Florianópolis (COPPIR) e luta pelos direitos ciganos. "Só pelo fato de sermos ciganos há quem ache que estamos fazendo algo de errado. É necessário terminar com essa discriminação. Somos todos brasileiros, não?"

Os ciganos e os direitos

O artigo 5º da Constituição Federal de 1988 afirma: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza". O inciso XV diz que "é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens". Em 2004, o presidente Luís Inácio Lula da Silva aprovou 29 propostas que beneficiam o povo cigano durante a IX Conferência Nacional de Direitos Humanos, entre elas garantia de respeito, tratamento, direito e solidariedade iguais aos não ciganos, assegurar o respeito à cultura, garantir a inclusão do povo cigano em toda campanha de saúde e educação e às barracas ciganas o mesmo direito de inviolabilidade estabelecido às casas residenciais.

"O governo tem apoiado bastante nosso povo, mas ainda precisamos acabar com o preconceito, que é muito forte". Rogério diz que é permitido entrar no acampamento para falar com os ciganos, mas se algo que denigra a imagem do grupo for divulgado eles têm o direito de pedir indenização e até pedido de desculpas pública.

Em 2006 o presidente estabeleceu que 25 de maio é o Dia Nacional do Cigano.

MATÉRIA JORNAL A NOTÍCIA- 21/09/09 Proprietário de área ocupada por ciganos em Florianópolis pedirá reintegração de posse

Grupo está desde domingo na Ponta do Coral, na Avenida Beira-Mar Norte

O proprietário da área ocupada por ciganos na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, registrou um boletim de ocorrência e elabora o pedido de reintegração de posse do local. O grupo está desde domingo no terreno, que fica na Ponta do Coral.

A Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, da prefeitura, chegou a mandar um documento à associação de pescadores autorizando o fornecimento de água e luz para os ciganos. A secretaria de urbanismo afirmou à equipe da RBS TV que a autorização é ilegal.

Há a previsão de construção de um empreendimento internacional, com hotel e píer na área invadida, mas que ainda depende de licenças ambientais.

MATÉRIA A NOTÍCIA 23/09/09 Líder cigano afirma que grupo ficará acampado em Florianópolis até que seja obrigado a sair

Acampamento foi montado no domingo em terreno privado na Baía Norte

O líder do grupo cigano que está acampado na Ponta do Coral, próximo à avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, Kalon Rogério, afirmou que não deixará o local até que um documento oficial ou autoridade obrigue a saída.

Nove ciganos em três famílias ocuparam o terreno particular na Baía Norte no domingo. Antes, estavam em uma área no Parque Florestal do Rio Vermelho, no Norte da Ilha de Santa Catarina, onde ficaram por um mês.

Segundo Rogério, o grupo deixou o local porque ficava distante de serviços essenciais e de estabelecimentos para comprar comida. O acampamento no terreno da Baía Norte continua sem fornecimento de energia elétrica e água, mas as três crianças do grupo já estão matriculadas em uma escola municipal.

Rogério ainda espera que a prefeitura destine um local com infraestrutura adequada para que os grupos ciganos possam montar acampamento.

Ele entrou em contato com o subsecretário de direitos humanos da Presidência da República, Perly Cipriano, para tentar garantir a manutenção do acampamento. Os advogados dos proprietários do terreno já registraram um boletim de ocorrência sobre a ocupação do terreno.

Um comentário: