SEJAM BEM VINDOS!

Este é um blog para contemplarmos e trocarmos informações sobre o povo cigano!

OColetivo CIGA-NOS!


Um encontro entre pessoas. Teatro, Sombras e Circo: uma identificação com a cultura cigana... Um desejo de contar estórias e desvendar os preconceitos da história. Artistas/pesquisadores com os pés no limiar entre teoria e prática. Artistas que lutam por uma arte colaborativa no processo de criação. Uma troupe intercultural com swing brasileiro, uma maneira mambembe de teatralidade. O teatro performativo como meta, assim somos: CIGA-NOS!


Sintam-se a vontade para dialogar, discutir, enviar informações e artigos a respeito desta etnia que vive no mundo inteiro!

E viva o dia 24 DE MAIO!
Data escolhida para festejar o Povo Cigano no Brasil!

25 de setembro de 2009

Uma história de expulsões

Matéria "Diário Catarinense" dia 24/09/09

Cultura nômade tem origem na dificuldade de permanência nos terrenos escolhidos.
Líderes afirmam que maior problema enfrentado pelas comunidades é o preconceito

Sem data, hora e destino certos, para eles, o normal é ser nômade. As expulsões frequentes obrigaram a inserção desse costume à cultura. As crianças estudam em vários colégios durante a vida, e o preconceito, por vezes, tira a liberdade de declarar: eu sou cigano. Estes grupos, que viajam durante boa parte da vida, são cercados de mitos e polêmicas.

As famílias são as unidades básicas das comunidades ciganas. Vão juntas para os locais de acampamentos. Na Ponta do Coral, área central da Capital, onde ciganos se instalaram no domingo, são três famílias, somando nove pessoas, sendo seis adultos.

O tempo que um acampamento ficará montado em um local não segue regras, assim como o local. Conforme o líder do grupo, Kalon Rogério, geralmente são escolhidos terrenos públicos, sem construções e que não estejam sendo utilizados. Antes de montar acampamento, há uma consulta às cartas para avaliar se o local será bom.

As crianças vão às aulas. Elas são transferidas de escola a cada mudança. Os períodos mais longos de permanência são motivados justamente pela necessidade de os filhos estudarem. Em geral, conforme a cigana Rose Mari Carvalho, eles se mudam a cada três ou quatro meses, para que as crianças possam parar em uma escola.

O cuidado com a arrumação do acampamento, com a colocação de lonas para os colchões e o zelo com os filhos são responsabilidades das mulheres. É das mãos delas que saem as costuras, os bordados e os enfeites para os vestidos.

Ontem, quando começou a ventar, no fim da tarde, Célia Galvão, mulher de Rogério, ajudou a reforçar a estrutura para que as lonas não voassem. Filha de ciganos e nascida no Paraná, ela está acostumada com a rotina.

Há uma unanimidade entre os ciganos. O maior problema das comunidades é o preconceito. Célia comenta que são seguidas quando vão fazer compras no mercado. Rogério também afirma que a sociedade os acusa de serem ladrões.

– Tem cigano bom e cigano ruim, assim como tem não-cigano bom e não-cigano ruim – afirma ele.

LILIAN SIMIONI

Cultura cigana
- Sustento – A atividade principal dos ciganos é o comércio. Vendem utensílios domésticos, cobertores, colchas, edredons e toalhas de porta em porta ou na rua. Os ciganos preferem não se identificar como tais enquanto tentam vender. A justificativa, conforme Rogério, é evitar o preconceito. Segundo o cigano José Motta, a prática não é uma regra, mas uma opção recorrente nas comunidades
- Língua – São pelo menos sete idiomas ciganas no mundo, segundo Rogério. Rafael Galvão, de apenas sete anos, já se comunica em português e em kalon
- Leitura de mãos – As mulheres aprendem com mães e avós. Para as ciganas, tudo o que marca a vida da pessoa está escrito nas linhas da mão: as coisas que passaram e como será a vida em relação ao amor, ao dinheiro e à família. O aprendizado da leitura começa cedo. Só pode ler a mão a cigana que tiver o dom. No jogo de cartas elas ficam sabendo se têm o dom. As mulheres do acampamento da Ponta do Coral não vão para a rua procurar clientes, são eles que precisam procurá-las. O custo é de R$ 10
- Leitura de cartas – É uma atividade corriqueira, que os homens também podem exercer. É feita com baralho cigano, e não pode ser para todos os clientes. Somente os “merecedores” é que podem ter as cartas jogadas, segundo Rogério. A consulta das cartas custa R$ 25
- Religião e casamento – Cada família decide a religião que vai seguir. Casamentos, por exemplo, são feitos como os demais, em igrejas. A diferença fica na comemoração. Os padrinhos, tanto do noivo quanto da noiva, ajudam no pagamento das contas. Isto porque a festa não se resume a um dia. Começa, pelo menos, 15 dias antes da data oficial. O colorido dos vestidos e dos enfeites vão para a festa. As danças e o churrasco são indispensáveis nestas ocasiões

Nenhum comentário:

Postar um comentário