SEJAM BEM VINDOS!

Este é um blog para contemplarmos e trocarmos informações sobre o povo cigano!

OColetivo CIGA-NOS!


Um encontro entre pessoas. Teatro, Sombras e Circo: uma identificação com a cultura cigana... Um desejo de contar estórias e desvendar os preconceitos da história. Artistas/pesquisadores com os pés no limiar entre teoria e prática. Artistas que lutam por uma arte colaborativa no processo de criação. Uma troupe intercultural com swing brasileiro, uma maneira mambembe de teatralidade. O teatro performativo como meta, assim somos: CIGA-NOS!


Sintam-se a vontade para dialogar, discutir, enviar informações e artigos a respeito desta etnia que vive no mundo inteiro!

E viva o dia 24 DE MAIO!
Data escolhida para festejar o Povo Cigano no Brasil!

30 de abril de 2010

Claudia Vilarouca participou da festa cigana realizada pela SERTE em Florinaópolis, SC


Claudia Vilarouca participou da festa cigana realizada pela SERTE em Florinaópolis, SC e nos deixa seu depoimento do grandioso evento!

A SERTE (Sociedade Espírita de recuperação, trabalho e educação) de Florianópolis promove todo ano uma festa cigana beneficente com o objetivo, de arrecadar fundos para a entidade que se ocupa de idosos e crianças que necessitam de cuidados - que estiveram em situação de abandono ou sofreram algum tipo de violência -, e simplesmente para festejar.
A festa iniciou cerca das 19h30, com um jantar. Por volta das 22h30, houve várias apresentações de dança cigana e de flamenco, todas belíssimas, merecedoras de muitos aplausos.
Um pouco mais tarde, o salão foi ocupado pelo público também, que pode dançar rumbas gitanas e, por que não, músicas brasileiras costumeiramente tocadas em festa. O importante era bailar !Tive a honra de dançar para um público muito animado e que aprecia a cultura cigana. Também os ciganos sofreram e ainda sofrem muitos maus tratos ao longo de sua história. Eles, enquanto povo; os assistidos pela entidade, enquanto indíviduos, seja mulher, homem ou criança, inseridos em um contexto desfavorável, que lhes foi cruel.Eis uma das razões pela qual uma festa assim é importante. Ela intregra, dissemina a alegria e oferece o alento de que não se está totalmente sozinho(a). Nossa história, sendo ciganos ou não, se entrelaça, não existe ser humano no mundo que não possua uma vereda percorrida cheia de dor. Então, dancemos a vida, cantemo-na, façamos arte, que esta é o remédio da alma.

E aí está a nossa querida Cláudia dançando para um público lindo!

Abraços a todos e que este evento seja cada ano mais promissor!

4 comentários:

  1. Boa tarde,

    a [cigano-tv] gostaria de informar que nomeou o seu bolgue como merecedor do Sunshine Awards - um selo que atesta a qualidade e tratamento integro de um tema em blogues, neste caso pelo tratamento integro da cultura cigana. Obrigado.

    Para mais informações passe pelo blogue cigano-tv.blogspot.com

    cumprimentos,

    cigano-tv

    ResponderExcluir
  2. Deixo um link do meu blog: Falando da Cozinha dos Vurdóns, blog fascinante!
    http://falcaodejade.blogspot.pt/2012/04/agradecendo-o-trabalho-feito-pelo-blog.html

    ResponderExcluir