SEJAM BEM VINDOS!

Este é um blog para contemplarmos e trocarmos informações sobre o povo cigano!

OColetivo CIGA-NOS!


Um encontro entre pessoas. Teatro, Sombras e Circo: uma identificação com a cultura cigana... Um desejo de contar estórias e desvendar os preconceitos da história. Artistas/pesquisadores com os pés no limiar entre teoria e prática. Artistas que lutam por uma arte colaborativa no processo de criação. Uma troupe intercultural com swing brasileiro, uma maneira mambembe de teatralidade. O teatro performativo como meta, assim somos: CIGA-NOS!


Sintam-se a vontade para dialogar, discutir, enviar informações e artigos a respeito desta etnia que vive no mundo inteiro!

E viva o dia 24 DE MAIO!
Data escolhida para festejar o Povo Cigano no Brasil!

25 de setembro de 2009

Próximo destino das três famílias pode ser Brasília

Matéria do Jornal “Diário Catarinense” – 24/09/09

Ainda sem serviços básicos como água e eletricidade disponíveis, as três famílias ciganas, acampadas na Beira-Mar Norte, na Capital desde domingo, aguardam a infraestrutura mínima para a sobrevivência.

Segundo o líder da comunidade Kalon Rogério, se até a próxima segunda-feira eles não conseguirem as ligações que pediram, irão a Brasília para reclamar o problema.

– Olha como é. Para resolver nosso problema, que é tão pequeno, teremos de ir até Brasília – protesta.

Rogério está ciente de que a empresa do Sul do Estado, dona do terreno, registrou um boletim de ocorrência pelo que considera “invasão” da propriedade. Mas, segundo ele, se houver pedido de reintegração de posse, os ciganos vão recorrer.

– Nossa intenção era ficar só 13 meses por aqui. Mas como compraram briga, a gente só vai sair se tiver para onde ir. Não podem jogar a gente na rua. Temos três crianças na nossa comunidade – completa.

Ação de reintegração de posse deve ser protocolada

Não é só a falta de estrutura que promete dificultar a vida dos ciganos no local. Conforme um dos advogados da empresa, que prefere não se identificar, uma ação de reintegração de posse deve ser protocolada ainda nesta semana para tentar fazer com que as famílias saiam.

Os casos, de acordo com ele, têm o julgamento rápido, e a reintegração sai em uma semana, em média.

Apesar de ter ciência de que os ciganos ficam temporariamente nos terrenos, o advogado da empresa afirmou que o interesse de seus clientes é manter a área “limpa”.

Enquete feita pelo ClickRBS:

Os ciganos têm direito de utilizar áreas particulares para acampar?

24/09/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário